Pesquisa ministerial

PESQUISA Nº 02

Quantas horas Tim Keller , Mark Driscoll, John Piper,  John MacArthur, e outros, gastam na preparação de um sermão?

Pastores

Quantidade de horas

Tim Keller

14-16

Mark Driscoll

1-2

John MacArthur

32

Mark Dever

30-35

John Piper

14-16

Kent Huges

20

Matt Chandler

16

Fonte: http://www.pastoralized.com/2013/09/26/the-number-of-hours-keller-piper-driscoll-and-5-others-spend-on-sermon-prep/

Pesquisa publicada em 11 de fevereiro de 2014. 

PESQUISA Nº 01

Quantos  livros e  quais os assuntos os pastores estão lendo ?

Persiste em ler, exortar e ensinar, até que eu vá. Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério. Medita estas coisas; ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos. (1 Timóteo 4:13-15)

 

Há alguns anos, comecei a me perguntar o que tem acontecido por detrás dos púlpitos. Sempre quis saber o que outros pastores leem, quantos livros eles costumam ler ou se pelo menos estão lendo! Perguntei a 14 pastores de diferentes denominações sobre a quantidade de livros que leem e os temas que mais pesquisam. Iniciei a pesquisa perguntando a pastores do meu convívio e recentemente, decidi falar com pastores fora do meu convívio.

Fiz algumas ligações, mandei e-mails, esperei por respostas e aqui está o resultado.  Creio que este trabalho o ajudará a equilibrar suas leituras e, consequentemente, ler mais livros. Sabemos que quem ensina ou escreve precisa ler. É inconcebível alguém dizer que é um pastor e não ter o hábito de ler.

Resultado

 

 

1. Luiz Sayão: Lê em média 15 livros. Quando perguntei quantos livros chegou a ler em um ano produtivo, sua resposta foi: “Cheguei a ler 200 livros em um ano, todos de capa a capa, incluindo devocionais, mas por conta das constantes viagens, tenho lido menos”. Ao perguntar sobre o foco de suas leituras, ele me disse: “Pesquisa bíblica”.(Escritor, pastor e editor da bíblia NVI)
2. Dr. Rev. Saulo Carvalho: Lê em média 20 livros por ano. Perguntei a ele se os livros eram lidos de capa a capa e sua resposta foi: “Se você contar os livros que leio algumas partes, o número é esse: 20 livros por ano. Livros de capa a capa leio em média 10. Os temas mais pesquisados tem sido na área de liderança e ensino”.(Pastor, doutor em teologia pelo Seminário Mackenzie, diretor do Seminário Presbiteriano Brasil Central em Goiânia e autor de vários livros.)
3. Nathan Rufino: Lê em média 4 a 6 livros por ano. Disse-me que os temas mais pesquisados são: curas, fé, sexualidade e crítica textual.(Pastor da Igreja Verbo da Vida e escritor.)
4. Tony Reinke: Quando fiz as perguntas por e-mail ao pastor Tony Reinke, sua resposta foi: “Escrevi um livro sobre essas perguntas”. Consegui ler partes do livro e achei excelente. O título é “Christian Guide to Reading Books”. No livro, Tony diz que seu alvo anual é 75 livros e que costuma ler vários temas como filosofia, teologia, pregação, etc. Comentou que havia lido o livro “O Senhor dos Anéis” somente para relaxar. Ele não se prende a apenas um tema.(Ex-jornalista, escritor, palestrante e pastor nos Estados Unidos. Atualmente trabalha com pesquisas e blogs)
5. Phil Cruise: É pastor americano e me disse que lê em média 10 a 15 livros. A maioria dos livros que lê é de teologia, vida cristã prática e alguns sobre cultura.  Disse-me que sempre lê ficção.(Pastor presbiteriano nos Estados Unidos. )
6. Oswaldo Paião: A resposta do pastor Oswaldo foi a seguinte: “Leio, em média, 12 livros por ano, pelo menos um por mês de capa a capa. Os outros leio só pedaços, trechos, frases”. Os temas mais pesquisados são: psicologia, filosofia e obras ligadas à tradução de textos bíblicos.(Pastor, editor e jornalista. Trabalha na Abba Express.)
7. Hugo Machado: Lê em média 50 livros por ano. Os temas mais estudados tem sido teologia, filosofia e sociologia.(Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil)
8. Labieno Palmeira: Lê em média 25 a 30 livros por ano. Tem se dedicado aos temas: reino, missões e ciências sociais. Disse-me que lê sobre ciências sociais por ter formação na área.(Pastor da Igreja Remidi e diretor do Projeto Pronasce)
9. Carlos Machado: Lê 20 livros por ano. O foco de suas leituras tem sido teologia bíblica e pastoral. Disse-me que costuma ler outras literaturas também.(Pastor da Igreja Batista e escritor)
10. Guilherme Burjack: Lê em média 36 livros por ano e o foco de suas leituras tem sido hermenêutica e história da igreja.(Pastor da Igreja Sal da Terra)
11. Verlon Bradford: É pastor americano e lê entre 8 a 10 livros por ano. O tema que mais estuda é sobre os evangelhos.(Pastor da Igreja Batista nos Estados Unidos)
12. Douglas Rodarte: Douglas me disse que lê 12 livros por ano e que o foco de suas leituras tem sido psicanálise.(Psicanalista, escritor e pastor da Igreja de Cristo)
13. Aluísio Silva: O pastor Aluísio Silva diz que lê em média um livro por semana. Quando perguntei quantos livros lê por ano, sua resposta foi : “60 livros. As vezes leio mais que isso, depende.” Disse-me ao telefone que os temas que mais estuda são de liderança e edificação da igreja.(Pastor da Igreja Videira em Goiânia e escritor)
14. Marcos Rocha: Disse-me que lê em média 12 livros por ano. O tema que mais tem pesquisado é liderança.(Pastor da Igreja Sal da Terra.)

Resultado:

pizza

De acordo com a pesquisa, o tema mais estudado é filosofia . Em segundo lugar liderança e, em terceiro, vida cristã.

Realizada por Edomm Hezrom, teólogo e autor do livro “O Senhor é o meu psicólogo, nada me faltará”. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central. (e-mail : edomhez@yahoo.com.br)

Pesquisa publicada em 30 de agosto de 2013. 

Anúncios

4 respostas em “Pesquisa ministerial

  1. Gostei muito de sua pesquisa, mas poderia ter perguntado sobre a leitura da Bíblia, para estas mesmas pessoas.Abraço amigão

    • Pastor Carlos, acho pertinente a sua colocação! Porém, eu parto do pressuposto que todos foram ensinados sobre a leitura da Bíblia na escola dominical. Como dizia a música: Leia a Bíblia e faça a oração se quiser crescer” . Abraços querido!

      • Sim, técnicamente sim, não me refiro aos que entrevistaste pois alguns deles não conheço, no entanto ja vi uma pesquisa perguntando sobre a leitura da Bíblia e o resultado foi chocante, por isto pensei… abraço

  2. FIQUEI FELIZ EM SABER QUE O MEU PASTOR “ALUISIO SILVA” É O QUE MAIS LÊ LIVROS…POR ESSE MOTIVO É QUE SOMOS TÃO BEM ALIMENTADOS NAS REUNIÕES …PARABÉNS, PASTOR, VOCÊ É UM EXEMPLO DE HOMEM DE DEUS, UM EXEMPLO A SER SEGUIDO… QUE O SENHOR CONTINUE TE DANDO MUITA REVELAÇÃO PARA CONTINUAR NOS TRANSMITINDO PÉROLAS DO CÉU … QUE MUITAS VEZES NÃO SOMOS CAPAZES DE ENXERGAR….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s